House - Holmes

O criador da série, David Shore, disse em uma entrevista que o personagem do House é parcialmente inspirado no Sherlock Holmes. O nome House é uma brincadeira com o Holmes ('homes').
Os dois Holmes e House são experts que trabalham em casos que são difíceis para os outros investigadores. Ambos os personagens tem um notável poder de observação e dedução, uma tendência para montar rápidas conclusões depois de uma breve examinação das circunstâncias, usam drogas (Holmes usa cocaína, House com o Vicodin e para os dois morfina), com talento para instrumentos musicais (Holmes com seu Violino, e House com o piano, guitarra, violão), e apenas um único real amigo (Dr.Watson e Dr.Wilson, respectivamente), que conecta o imparcial herói para a preocupação humana.

Ambos os personagens compartilham uma inconvencional personalidade e, para uma extensão, uma maneira brusca, especialmente quando ocupados com um caso interessante. O ator Hugh Laurie notou que a obsessão de House com televisão, vídeo games e música é para Sherlock Holmes como o habito de ouvir música clássica ou ler chatos monográficos por horas com o objetivo de relaxar a mente enquanto esta trabalhando em um caso.
Enquanto House usa suas grandes quantidades de Vicodin para aliviar sua dor, Holmes usou drogas num experimento, modalidade freqüente para avançar com a pesquisa. Alguns episódios implicam que House uma vez também usou drogas como experiência antes de tornar-se dependente em Vicodin, fazendo referências para experiências com LSD e cocaína. No episódio ‘Distractions’ (2x12), House usou LSD para se tratar de uma enxaqueca induzida por ele mesmo.

A similaridade entre os seus vícios e os de Holmes (Holmes só requeriu drogas sempre que não tinha casos) é uma outra ponte entre eles.
O paciente no episódio piloto chama-se Rebecca Adler. Holmes é enganado por Irene Adler na primeira curta história de Sherlock Holmes, “Um escândalo em Bohemia”. O homem que atira em House no episódio “No Reason” tem o sobrenome Moriarty, ecoando o inimigo de Holmes Professor Moriarty (de qualquer forma o nome nunca é mencionado no episódio, é meramente citado nos créditos). Também, em um episódio, o número do apartamento do House é revelado sendo 221B, o endereço da rua de Sherlock Holmes. No episódio ‘Whac-A-Mole’ (3x08), House desafia seus médicos para um jogo, e no local que ele diz a resposta correta em um envelope em que estava escrito ‘O jogo é uma coceira no pé’ (The game is a itchy foot), que é uma das falas ditas frequentemente por Holmes.

Perto do fim do episódio ‘Failure to Communicate’ (2x10), na explicação de seu entendimento do que o paciente com ‘aphasia’ está realmente dizendo, House da uma charada relativa comum sobre uma sala com uma visão toda do sul e um urso polar para seu time. Isso é a mesma charada dada por Sherlock Holmes para Watson em ‘Jovem Sherlock Holmes’, e sendo outra confirmação para o paralelo entre Holmes e House.
O personagem de Sherlock Holmes era originalmente baseado pelo seu criado, Sir Arthur Conan Doyle, em Joseph Bell, um médico conhecido por seu amor para o raciocínio de dedução e habilidade com os dois ordinário diagnostico e medicina forense (que era quase nova na época); o personagem de House pode assim ser visto de um jeito como tomando a idéia do grande circulo de Sherlock Holmes.

Créditos especiais do texto ao site:

www.house-brasil.com

0 comentários:

Qual sua opinião sobre o Blog?

Anúncios